6 de junho de 2014

Stromae, est-ce que tu veux être mon maestro?

Stromae, queres ser o meu maestro? Pergunto isto enquanto bato as pestanas incessantemente. :)

imagem retirada da internet

Eu não sei se os portugueses estão elucidados quanto a este cantor e produtor belga, uma vez que nunca vi ninguém postar músicas dele ou falar de tal. Eu acho-o formidable e custa-me eleger as músicas que mais gosto. 



Ah e tal, música em francês? Ninguém ouve isso!! Mentira, porque tal como eu estou viciada, pelo menos 5 259 367 também (e o número de gostos no facebook dele). Stromae tornou-se conhecido com a música Alors on Danse, música que esteve em primeiro lugar ao longo de várias semanas em quase toda a Europa. Eu fiquei a conhecer com os meus amigos franceses, em erasmus. Era o nosso hino.


Eu acho que Paul Van Haver, nome verdadeiro, tem um bocadinho da exuberância de Lady Gaga. Este vídeo é a prova disso (tive que colocar o link, porque aqui o blog não me deixa colocar o vídeo mesmo -.-). Na cerimónia de entregas de prémios da música, em Cannes, Stromae encarnou a personagem do videoclip correspondente e foi carregado ao colo por dois seguranças, tal como um boneco inanimado. O Will.i.am é que não canta nadinha, nem entendo o que ele diz. 

Esta música é baseada na história de vida de Stromae, que não conheceu o pai, nem este o assumiu como filho. Sabe-se que trocava correspondência com a mãe do cantor, até ao dia em que desapareceu misteriosamente. Só passado uns anos é que se soube que tinha morrido nos massacres étnicos de Ruanda, em 1994. 


Curiosidade: Stromae é a inversão das sílabas de maestro. Em Paris, os jovens têm uma linguagem muito própria, conhecida como verlan, que consiste na inversão das sílabas de uma palavra.

 
Passem logo para 00:50 e depois vejam também o videoclip original desta música. Ele é metade homem, metade mulher.

Concluindo, estou à espera do dia em que me vão chamar para fazer uma reportagem e até entrevista aqui ao jeitoso. 
Vou só ali suspirar e já volto!



muah*



5 comentários:

  1. Eu conheço-o. Aliás, eu conheço muitos cantores franceses há muito tempo. Matt Pokora, Emmanuele Moire, Shy'M, são os que mais ouço :)

    ResponderEliminar
  2. Não aprecio a musica.
    Gosto da letra, no entanto.

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto das letras das musicas agora o resto já torço mais o nariz mas eu sou supeita não gosto da pronuncia francesa. Acho a bruta. Mas ele tem optimos trabalhos ^^

    ResponderEliminar
  4. Que gira música :))
    Beijinho*
    www.flordemaracuja.pt

    ResponderEliminar

Read, comment, repeat!