26 de maio de 2014

Às claras, às clarinhas


Fomos às clarinhas, em Guimarães. 



Voltei à cidade berço, em trabalho, e como já tinha feito uma foto reportagem do centro de Guimarães, optei por vos mostrar os doces conventuais e típicos do local, bem como da pastelaria Clarinha, a mais conhecida da cidade! Os responsáveis desta pastelaria costumam, aliás, aparecer muitas vezes nos programas de televisão dos quatro principais canais. 






Fica no Largo do Toural e a especialidade são as clarinhas, pois claro! Como todos os doces conventuais, leva fios de ovos, chila e amêndoa. 

Clarinhas
As tortas de Guimarães são o doce típico da cidade e leva o mesmo que as clarinhas. Difere na massa, que é mais grossa. E no preço!!
Tortas de Guimarães


Todos os outros doces são modificações na massa ou um ingrediente a mais aqui e ali. Têm todos um aspecto divinal. 

Brisas da Penha
Rochas da Penha
Maravilhas de côco
Douradinhas
Toucinho do céu
Toucinho do céu grande

Dizem que é muito bom. Sim, dizem...é que eu não gosto de chila nem de canela, algo bem presente nestes doces. Mas a minha avó mandou abaixo três clarinhas e disse-me que lhe soube a pouco. Todo o mundo adora estes doces. Por isso, toca a provar! 

As fotos foram tiradas com o meu telemóvel topo de gama (coitadinho!), daí estarem desfocadas. E quero agradecer à menina Carmem, que trabalha há 40 anos neste estabelecimento e que se ofereceu para me explicar tudo sobre a confeitaria. Também ela um doce.

E como não podia deixar de ser, a foto da praxe dos melhores docinhos.ahah


muah*



13 comentários:

  1. Uma pessoa gulosa até fica com os níveis da glicemia altos só de olhar tantos doces. :)

    ResponderEliminar
  2. Por acaso não sou grande fã de doces de massa folhada. Mas as maravilhas de côco marchavam num instante :P

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto esses docinhos :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que má, foste sem mim!!!
    Esses docinhos tem um aspeto divinal!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  5. Não vou à tanto tempo a Guimarães...mas não me lembro desses doces...são bons? Senti-me cheia só de ver as fotos

    ResponderEliminar
  6. Abriste-me o apetite com tantos doces que parecem ser óptimos!! E a última foto está um mimo :)

    ResponderEliminar
  7. Vi essas fotos e comecei logo a imaginar tudo isso coladinho ao meu hirax LOL (deves saber como é...)

    Eu até gosto de chila e a canela dá sempre um toque diferente à coisa :) gostava muito de visitar o norte de Portugal, só conheço o centro... litoral e interior :)

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. As clarnhas k bem gostei só me lembro das de Fão, cheias de chilaaa...uiiiiii k pecado!!!
    :)

    ResponderEliminar
  9. Já comi clarinhas mas nunca dessa pastelaria. E olha que eu estudo em guimaraes no meu curso há cinco anos e nunca fui a essa pastelaria xD Vou ter de mudar isso :p

    ResponderEliminar
  10. E vieste à minha cidade e não disseste nada?

    ResponderEliminar

Read, comment, repeat!