16 de março de 2014

Hora da leitura


Tenho andado desaparecida do blog, porque tal como disse, por vezes tenho muito trabalho. Ainda para mais torci o pé. Mas pronto, aqui estou para falar de alguns livros que li recentemente. Tive a sorte de serem todos prendinhas de aniversário, porque as pessoas já sabem que adoro ler. :)


O primeiro é este, D. Maria II - Tudo por um Reino de Isabel Stilwell. Eu queria muito este livro e depois de ter tido oportunidade de entrevistar a escritora e perceber o quão culta e inteligente ela é, fiquei ainda mais curiosa. Foi-me oferecido pelo Cídio e pura e simplesmente devorei o livro. *.*

É a história de D. Maria II, que com apenas 8 anos foi coroada rainha de Portugal, porque o seu pai, D. Pedro IV de Portugal e I do Brasil renunciou ao título. O livro conta os amores e desamores da rainha, as suas aventuras do outro lado do Atlântico e, mais tarde, na Europa e de como viveu o seu reinado até ao dia da sua morte, com 34 anos, durante o parto do seu 11º filho. 
Quase todos os factos são reais e baseados em cartas de D. Pedro IV a Domitília, sua amante, e de D. Leopoldina à família na Áustria, ou em fotografias ou memórias da rainha Vitória de Inglaterra, amiga íntima de D. Maria.

Adorei as cartas trocadas entre as rainhas de Portugal e de Inglaterra, porque eram tão naturais e falavam dos seus medos quanto aos partos e outras situações do dia a dia. Por outro lado, percebe-se, claramente, que Portugal esteve sempre em estado caótico, já não é de agora.




Entretanto, li O Monge que Vendeu o seu Ferrari de Robin Sharma que foi uma agradável surpresa. É uma fábula sobre o (auto-)conhecimento e a sabedoria budista. É muito bom para quem se sente desanimado, tem uma leitura fácil e acho mesmo inspirador. Segui alguns dos conselhos que lá tem e não me arrependo de nada. Agradeço à Di por me ter dado a conhecer este senhor e os seus ensinamentos. :)





Agora estou a ler este, em inglês, que me foi oferecido por uma amiga holandesa, a Margie (daí não ser português) - The Woman Who Went to Bed for a Year de Sue Townsend.
Confesso que ainda não me conquistou e tenho-o achado dificil de ler. Pelo que percebi até agora, trata-se de uma senhora na casa dos 50 que decide deixar de ser o que as pessoas e a sociedade esperam dela.



Já alguém leu algum destes livros?

muah*





4 comentários:

  1. Não li nenhum desses...

    As melhoras para o teu pé!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que ler Teresa. logo tu que és outra viciada em livros. :)
      Obrigada!

      Eliminar
  2. Ainda não li estes três livros, mas parecem-me ser óptimas sugestões literárias. Tenho que ir ler para ver se gosto. Obrigado pela partilha e já agora boas leituras :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar

Read, comment, repeat!